GERAL

Servidores mineiros protestam contra falta de pagamento do 13º salário

Governo cancelou reunião que trataria do pagamento do 13º na sexta-feira (14)

Publicado em 17/12/2018 às 13:41Atualizado em 17/12/2022 às 16:30
Compartilhar

Jair Amaral/EM/D.A Press

Sede do Detran em Belo Horizonte amanheceu fechada nesta segunda

Após o cancelamento da reunião da última sexta-feira (14), que trataria sobre o pagamento do 13º salário deste ano, servidores públicos mineiros se mobilizaram nesta manhã (17) para pressionar o governo por uma resposta sobre o benefício. Eles também pleiteiam a antecipação da segunda parcela do pagamento de dezembro, referente a novembro, já que a grande maioria do funcionalismo recebe somente R$ 2 mil antes do Natal.

Policiais civis fecharam o Detran na capital mineira impedindo a realização de cerca de 500 vistorias e de 8 mil documentos por hora. De acordo com o Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindep/MG), os números da Secretaria de Fazenda são “alarmantes” e eles temem que o parcelamento do 13º ocorra em até seis vezes, além da possibilidade de o Executivo deixar de pagar os servidores para atender aos prefeitos, que pressionam cada vez mais por repasses.

“Cancelaram a reunião da última sexta-feira para falar do 13º faltando uma hora para ela acontecer e sem dar nenhuma justificativa. Sabemos que os prefeitos estão se organizando para receber e, por isso, o governo não quer se comprometer com o servidor, que deveria ser prioridade”, disse o presidente do Sindep, Bertone Tristão, ao jornal Estado de Minas. De acordo com ele, o movimento permanece até que o governo se comprometa com algo concreto.

O investigador de polícia Valério Valente disse que, “como não houve diálogo, a alternativa vai ser fechar a cada dia um órgão estratégico”. Além do Detran, os policiais ameaçam parar a delegacia de identificação e a de liberação de carros. Vale lembrar que os servidores da Saúde ainda estão mobilizados. A expectativa é que o governo divulgue comunicado oficial na quarta-feira (19).

*Com informações do Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por