GERAL

Projeto Orçamento Fácil explica temas do orçamento público

Site traduz os principais temas do Orçamento público para uma linguagem simples e divertida

Agência Senado
Publicado em 17/12/2018 às 11:36Atualizado em 17/12/2022 às 16:30
Compartilhar

O Senado lançou uma nova página  projeto Orçamento Fácil, que é uma série de animações que explica a importância do orçamento público e como ele é elaborado no país.

Os 16 vídeos produzidas até agora trazem também a opção de download das animações, que já alcançaram 1,3 milhão de visualizações na internet. 

Os vídeos explicam assuntos aparentemente complicados como leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), dívida pública e diferenças entre receitas e despesas primárias e financeiras.

De acordo com o coordenador da Agência e do Jornal do Senado, Silvio Burle, o sucesso do projeto se deve ao fato de os vídeos fazerem um paralelo entre o orçamento do país e o de uma família, tornando o assunto mais fácil de entender, traduzindo os principais temas do Orçamento para uma linguagem simples e divertida

Transparência

Pensados inicialmente para estudantes do ensino médio, os vídeos despertaram a atenção de candidatos de concursos públicos, professores universitários, servidores e internautas interessados em entender e acompanhar o sistema orçamentário brasileiro.

Indo além

Há dois anos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) adaptou o projeto para a realidade de Angola. O Unicef utilizou as animações do Orçamento Fácil para explicar o Orçamento Geral do Estado, nome do orçamento angolano. Desde maio do ano passado, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também utiliza os vídeos para explicar o orçamento público do DF

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por