GERAL

Nasa divulga imagens inéditas do "Cometa do Natal"

O 46P/Wirtanen passou a uma distância de pouco mais de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que dá trinta vezes a distância para a Lua

Publicado em 17/12/2018 às 11:01Atualizado em 17/12/2022 às 16:30
Compartilhar

Foto/Nasa

Cometa 46P/Wirtanen

A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou fotos oficiais do 46P/Wirtanen, conhecido como “Cometa de Natal”, que passou neste domingo (16) a uma distância de pouco mais de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que dá trinta vezes a distância para a Lua.

O 46P completa sua órbita a cada 5 anos e meio. Na grande maioria das vezes, ele passa muito longe da Terra para ser visível a nós. Desta vez foi bem diferente: o “Cometa de Natal” passou tão perto que foi possível até mesmo vê-lo a olho nu. Isso significa que foi a décima maior aproximação de um cometa da Terra em toda a era moderna, além de ter sido o mais brilhante em 20 anos.

O “Cometa de Natal” é verde, cor recorrente em cometas, que vem das comas, que são as nuvens brilhantes de gás e poeira que envolvem os cometas. Elas têm cianogênio e carbono diatômico, que brilham na cor verde quando são ionizadas pela luz do sol.

O 46P/Wirtanen foi descoberto em 1948 pelo astrônomo Carl Wirtanen. Com uma largura de 1,1 quilômetro, o 46P / Wirtanen tem uma órbita considerada rápida para um cometa - ele completa um ciclo a cada 5,4 anos. Em comparação, os cometas de período longo completam uma órbita em 200 anos ou mais.

*Com informações do G1 Ciência

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por