GERAL

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban

Entidade está empenhada em debater como baixar os juros no Brasil

Publicado em 10/12/2018 às 11:22Atualizado em 17/12/2022 às 16:20
Compartilhar

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), um novo tipo de financiamento ao consumo está previsto para ser implantado em 2019.

O crediário no cartão de crédito seria disponibilizado no ato da compra, com prazo mais longo e com juros cobrados ao usuário do cartão. Esta é uma das medidas pensadas para diminuir os altos juros dos cartões de crédito e combater os altos juros do cheque especial. Essa é a linha de crédito mais cara do mercado porque não exige garantias dos correntistas, como nos consignados e outros tipos de empréstimos. Isso porque a inadimplência no cheque especial é quatro vezes maior do que em outros produtos, e porque os bancos têm de manter uma parte do seu capital sempre disponível para cobrir os riscos do cheque especial, mesmo para aqueles clientes que têm o produto mas nunca usam.

Segundo o presidente da federação, Murilo Portugal, o custo do dinheiro no Brasil é mais alto do que em outros países, assim como muitos outros produtos aqui também são mais caros, como carros, roupas e celulares. Ele vê com otimismo o ano de 2019 e julga que haverá retomada em ritmo mais forte do crescimento da atividade econômica.

Com a visão de que é preciso baixar os juros no Brasil, a Febraban lançou um e-book com propostas de medidas que permitirão ao sistema bancário praticar os juros que o Brasil precisa para crescer mais. O livro está disponível gratuitamente na internet através do site jurosmaisbaixosnobrasil.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por