GERAL

Arqueólogos encontram gatos mumificados em tumbas de 6 mil anos

As descobertas foram realizadas no sítio arqueológico de Sacara, no Egito, onde há um complexo de pirâmides próximo à capital, Cairo

Publicado em 12/11/2018 às 08:15Atualizado em 17/12/2022 às 15:24
Compartilhar

Fotos/Divulgação Ministério das Antiguidades

Arqueólogos encontraram dezenas de gatos embalsamentos em sarcófagos de pelo menos seis mil anos. As descobertas foram realizadas no sítio arqueológico de Sacara, no Egito, onde há um complexo de pirâmides próximo à capital, Cairo.

Ministério das Antiguidades do Egito divulgou comunicado afirmando terem sido encontrados diferentes exemplares de gatos mumificados em ao menos três tumbas. Durante a investigação da região, os pesquisadores localizaram sete sarcófagos que estavam com suas portas e fachadas intactas, indicando que seu interior permaneceu intocado durante milhares de anos.

Os arqueólogos encontraram também 100 estátuas de madeiras que homenageavam os gatos, que, no Antigo Egito, eram reverenciados como criaturas sagradas e viviam nas residências e nos templos antigos. Exemplo disso é a deusa Bastet, protetora das mulheres e ligada à fertilidade, que era representada por figura que tinha corpo humano e cabeça de gato.

Também foram encontrados no interior das tumbas diversos escaravelhos, que também passaram pelo processo de conservação. Os insetos estavam depositados em pequenas urnas adornadas com desenhos. Essa é a primeira vez que escaravelhos mumificados são encontrados no completo de Sacara, segundo o diretor do Supremo Conselho de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri. Os escaravelhos eram usados como amuletos e relacionados ao movimento do sol no Antigo Egito. De acordo com a tradição religiosa, essas criaturas eram responsáveis por "trazer de volta o Sol" durante o amanhecer.

*Com informações da revista Galileu

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por