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Procura-se profissional com capacidade de adaptação a mudanças

Entenda o que significa quando esse requisito aparece no anúncio de vaga

Publicado em 18/09/2018 às 17:48Atualizado em 17/12/2022 às 13:37
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Capacidade de adaptação a mudanças é uma das competências mais valorizadas atualmente. Quando uma empresa descreve esse item como requisito para preencher uma vaga, significa, primeiramente, que ela procura alguém capaz de manter a qualidade dos resultados mesmo diante de situações adversas.

Segundo Leonardo Berto, gerente de negócios de uma empresa de consultoria de recrutamento, a capacidade de adaptação está entre as cinco competências e habilidades mais procuradas pelos empregadores. Na mesma lista estão proatividade, senso de dono, multitarefa e mão na massa. “É também uma das mais difíceis de serem encontradas em candidatos, de acordo com dados da 5ª edição do Índice de Confiança da empresa”, diz ele.

A importância dessa competência é reforçada pelo atual momento econômico do Brasil e também pela transformação digital que abrange todos os negócios no mundo todo. Dados mostraram que 46% dos empregadores afirmam que a transformação digital provocou a rotatividade dos seus profissionais que não se atualizaram e não acompanharam a digitalização dos negócios. 

Quem é o profissional com capacidade de adaptação a mudanças

Na prática, a pessoa com essa competência tem estas características: mantém o controle emocional e a qualidade dos resultados mesmo diante de situações de pressão;   é flexível para avaliar novas possibilidades antes de se recursar a fazer parte de uma ação;   não desanima diante da mudança de rumo de um projeto;   evolui com os erros ao invés de se sentir paralisado por eles;   sabe trabalhar trabalhar e conviver com profissionais de gerações diferentes na mesma empresa ou equipe;   tem força de vontade para aprender e se atualizar constantemente, principalmente devido à transformação digital cada vez mais presente em nossas vidas.   Competência pode ser desenvolvida

De acordo com Leonardo, a capacidade de adaptação a mudanças, como grande parte das competências comportamentais, pode ser desenvolvida ou aprimorada, desde que a pessoa esteja empenhada na missão. “O primeiro passo é identificar qual capacidade ela quer ou precisa aprimorar”, afirma.

Para isso, o profissional pode pedir ajuda ao seu gestor e à equipe com a qual trabalha. “A ideia é que, como uma visão externa, essas pessoas apontem características que talvez você não tenha se atentado”, explica. Procurar a ajuda de um coaching ou mentor também pode ser uma boa opção. “Eles ajudarão a organizar melhor as ideias e traçar o melhor caminho para alcançar o objetivo.”

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