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Sebrae Minas destaca a importância das estratégias de fidelização para celebrar dia do cliente

Ter o cliente como centro das decisões é fundamental para garantir o sucesso de qualquer empreendimento

13/09/2018 - 17:18:38. Última atualização: 13/09/2018 - 17:28:54.

Tão importante quanto o modelo de vendas e o conhecimento de mercado, o atendimento ao cliente é fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Na semana em que se o Dia do Cliente (15) , o Sebrae Minas destaca ações para uma estratégia de atuação centrada nesse que é a razão de ser de qualquer negócio.

A fidelização do cliente é um objetivo que deve orientar toda empresa que pretende se manter no mercado de forma competitiva. É bom lembrar que cliente satisfeito pode se tornar um embaixador da marca. “Uma carteira de clientes fiéis tende a valorizar a empresa, sem contar que conquistar clientes novos custa muito mais caro do que manter os atuais”, justifica a analista do Sebrae Minas Paula Bento.

No trabalho de fidelização, vale ficar atento a algumas dicas:

 

  • Procure sempre inovar ou proporcionar um atendimento personalizado ao cliente, resgatando velhos hábitos, como chamá-los pelo nome, entender a sua necessidade e alinhar expectativas entre o que buscam e o que realmente compram.
     
  • Feche parcerias com fornecedores e/ou outros comerciantes e crie ações conjuntas para agregar valor ao seu produto ou serviço, proporcionando ao cliente uma experiência de consumo inesquecível.
     
  • Dê tratamento vip: invista em ações de relacionamento, como a disponibilidade de fotos de produtos exclusivos enviadas para o WhatsApp, cartão de aniversário, cupons de desconto, clube de fidelidade, mimos ou brindes, de acordo com o retorno que ele traz para a sua empresa.
     
  • Conheça seu cliente: entenda a maneira como os clientes querem ser tratados e atendidos.
     
  • Use sua rede de contatos a favor de seu negócio: estamos na era do relacionamento e da recomendação. Manter um bom relacionamento com seu cliente pelo Instagram, Facebook, Whatsapp e LinkedIn é essencial.
     
  • Personalize as experiências: todo cliente é único e gosta de ser valorizado. Por isso, personalize produtos, entrega, atendimento, pós-venda e experiências.
     
  • Foque o cliente certo: quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles buscam? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio. 

 

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