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Pão de queijo mineiro extrapola fronteiras de Minas Gerais

Iguaria tipicamente mineira ganha sotaque internacional ao conquistar mercados mundo afora

Publicado em 18/08/2018 às 11:43Atualizado em 17/12/2022 às 12:38
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Aproveitando a boa fama, o pão de queijo, iguaria tipicamente mineira, está ganhando também o mercado internacional. Dentro do brasil não há outro estado que produza o saboroso pãozinho de queijo como Minas e agora seu sabor inesquecível está conquistando o paladar dos gringos. As exportações, inclusive, ajudam a impulsionar o setor.

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que o pão de queijo se firmou como produto de exportação. Segundo a pasta, as vendas de Minas para outros países de misturas e pastas para preparados de padaria, pastelaria e indústria de biscoitos, que incluem o pão de queijo, somaram US$ 4,212 milhões de janeiro a julho, crescimento superior a 47%, em comparação com mesmo período do ano passado, que contabilizou US$ 2,863 milhões.

Além disso, a receita de janeiro a julho deste ano já supera o apurado em todo o ano de 2016 e as empresas mineiras trabalham com projeções positivas de vendas para os próximos anos em diversos países, sobretudo os Estados Unidos, onde moram muitos brasileiros, e até mesmo o mercado asiático, no Japão e na China. Uma delas apura crescimento de 20% a 30% por ano. A outra, pretende até 2020 ter 10% do faturamento total vindo das exportações.

Para isso, fabricantes promovem até mesmo algumas adaptações para que o produto se adeque perfeitamente ao paladar internacional.

*Com informações do Estado de Minas

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