GERAL

Percepção dos consumidores sobre economia é a pior desde o início do ano

Levantamento da CNDL e do SPC apontam que 83,9% dos entrevistados julgam o cenário atual como ruim ou muito ruim

Publicado em 18/08/2018 às 11:18Atualizado em 17/12/2022 às 12:39
Compartilhar

Pessimismo entre os consumidores tem atingido níveis alarmantes com o agravamento da crise econômica e chegou ao maior nível do ano no mês passado. Os dados são de sondagem feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Em julho, o levantamento apontou que 83,9% dos entrevistados julgaram que o cenário atual da economia é ruim ou muito ruim. É o pior nível desde dezembro, quando foi registrado o mesmo percentual para ambas as respostas.

Os principais motivos citados pelo consumidor ao explicar a avaliação negativa são o alto índice de desemprego, a percepção de aumento dos preços e o patamar considerado ainda alto dos juros, apesar dos cortes que levaram a taxa básica de juros (Selic) ao menor nível da história.

“O achatamento da renda e o desemprego mostram que, no dia a dia do consumidor, pouca coisa evoluiu com relação ao período mais agudo da crise”, comenta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “A recuperação da confiança requer uma retomada mais vigorosa da economia, que aqueça o mercado de trabalho, mas isso não deve ser visto no horizonte dos próximos meses”, acrescenta.

A confiança do consumidor medida pelo SPC Brasil ficou em 41 pontos em julho, pouca coisa abaixo dos 41,4 pontos do mesmo período do ano passado, mas acima dos 38,8 pontos de junho, avaliado como reação pós-greve dos caminhoneiros. Resultados abaixo de 50 pontos revelam, no entanto, predomínio de visões pessimistas.

*Com informações da Agência Estado

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por