GERAL

Ocorrências de incêndios e queimaduras crescem 15% em relação ao ano passado

Os dados são do Corpo de Bombeiros e apontam que, neste ano, o número de ocorrências chegou a 1.252, frente aos 997 incêndios em 2017

Publicado em 14/08/2018 às 08:47Atualizado em 17/12/2022 às 12:29
Compartilhar

O número de ocorrências de incêndios e casos de queimaduras em áreas residenciais em Minas Gerais cresceu 15% neste ano, quando comparado a 2017. Os dados são do Corpo de Bombeiros e apontam que, neste ano, o número de ocorrências chegou a 1.252, frente aos 997 incêndios em 2017.

Segundo a corporação, alguns números estão relacionados aos precários sistemas elétricos de alguns bairros e cidades. Isso aliado às tentativas de moradores em consertarem a rede e que acabam se envolvendo em situações perigosas e iniciam incêndios.

O alerta do Corpo de Bombeiros é para a manutenção de redes elétricas: sem os devidos reparos, a tendência é que o número aumente ainda mais ano após ano.

Outro alerta é com relação ao envolvimento de crianças, cujo número de ocorrências é assustador. A principal razão, segundo a corporação, seria a displicência dos responsáveis. Na falta de supervisão, crianças acabam se queimando com velas e fogões. Ainda nesse sentido, a recomendação é que produtos de limpeza devem sempre ser mantidos longe dos pequenos, sobretudo por seu caráter inflamável.

Adultos queimados ao acender churrasqueiras também são ocorrências frequentes. Segundo a corporação, boa parte dos casos estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas por quem vai cuidar do fogo.

Advertência. Em caso de queimadura, o Corpo de Bombeiros adverte para se evitar as “dicas populares”, como uso de pastas de dente e borra de café, que podem agravar a lesão ao invés de ajudar. A orientação é que se lave o local com muita água corrente, por bastante tempo e, caso esteja muito exposto, acionar o 192.

*Com informações do Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por