GERAL

Nutróloga explica malefícios do abuso de bebidas alcóolicas durante os jogos da Copa

Consumir altos níveis de álcool pode levar à redução do nível de consciência e, consequentemente, ao coma

Publicado em 24/06/2018 às 08:11Atualizado em 17/12/2022 às 10:52
Compartilhar

 Foto/Jairo Chagas

Nutróloga Mariana Argente lembra que bebidas alcóolicas são calóricas e não possuem nutrientes para o corpo

Futebol e álcool fazem uma combinação muito escolhida pelos brasileiros. Quando a Seleção Brasileira entra em campo, os torcedores festejam do outro lado da telinha. Só que há muitos casos de abuso do álcool, conforme explica a nutróloga Mariana Argente, chamado de intoxicação aguda pelo álcool. “Os sintomas variam de indivíduo para indivíduo e, também, de acordo com a concentração de álcool no sangue, mas podem ser tontura, falta de coordenação motora e alteração da fala”, explica.

Mariana Argente salienta que as bebidas alcóolicas são calóricas e não possuem nutrientes para o corpo, resultando em ganho de peso quando consumidas em excesso. “Por isso, além de contribuírem para o aumento de peso, alteram a absorção dos nutrientes vindos de outros alimentos e promovem alterações hormonais que impactarão na saúde ao longo da semana”, esclarece, dizendo que cada grama de álcool puro possui sete calorias, enquanto o carboidrato fornece quatro calorias por grama.

Consumir altos níveis de álcool pode levar à redução do nível de consciência e, consequentemente, ao coma. “Não existe uma dose ideal de álcool para todo mundo, mas, em geral, mulheres são mais susceptíveis aos danos do álcool que os homens”, afirma. E se mesmo assim houve abuso do álcool, Mariana Argente elenca medidas que minimizam a ressaca. “Além de ingerir muita água, deve-se optar pelo soro de reidratação oral e chás, como o de gengibre, e o café. Quanto à alimentação, prefira alimentos leves e ricos em vitamina C, como frutas e vegetais”, orienta a nutróloga.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por