GERAL

Durante as festas juninas e julinas, os cuidados com a saúde bucal não devem ser esquecidos

Com a higienização correta, comidas típicas do período não precisam ser vilãs das comemorações

Publicado em 24/06/2018 às 17:01Atualizado em 17/12/2022 às 10:53
Compartilhar

As comemorações características de junho e julho estão a todo vapor, e com elas chegam os doces. Quem não gosta de pé de moleque, arroz doce, cocada, maçã do amor e tantas outras delícias? No entanto, o excesso de açúcares pode ser prejudicial à saúde bucal se os cuidados necessários não forem realizados.

Segundo o cirurgião-dentista Camillo Anauate Netto, membro da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, durante as festas juninas e julinas as pessoas devem estar atentas à higienização da boca até 30 minutos depois da ingestão dos alimentos. O procedimento deve envolver uma escova de dente ultramacia, escovas interdentais e fio dental.

O açúcar se combina com a placa bacteriana, formando substâncias ácidas que dissolvem o esmalte dentário, aumentando a incidência de cáries. No entanto, nessa época é comum a presença de alimentos doces e pastosos, como paçoca e pé de moleque, que têm maior aderência nos dentes, aumentando a chances de dissolução do esmalte dental.

Quanto às crianças e aos jovens, o quadro se torna um pouco mais complicado, uma vez que seus dentes não atingiram maturação completa e, portanto, têm maior facilidade de se degradar. Os cuidados, no entanto, são os mesmos para todas as idades, inclusive para aqueles que usam próteses.

Caso a higienização bucal não possa ser realizada em até 30 minutos, não é recomendável que se deixe passar de três a quatro horas. Nesse caso, fazer bochecho com água normal e mascar goma sem açúcar podem ser alternativas para diminuir a incidência dos riscos causados pelos doces.

Quem fez clareamento dental não deve ter receio das comidas do período - há pesquisas que apontam que os riscos de os alimentos mancharem os dentes são praticamente os mesmos para toda a população. "Durante a época de São João, as quantidades ingeridas, por exemplo, de vinho quente, não são suficientes para gerar pigmentação”, explica Neto. A pigmentação, quando ocorrer, pode ser removida com a higienização também dentro do período recomendado pelo cirurgião-dentista.

Com essas recomendações, todos podem aproveitar inteiramente as festas sem preocupação com os riscos. “O mais importante é tentar não manter o açúcar muito tempo em contato com os dentes”, conclui o cirurgião-dentista.

Fonte: AssCom CROSP 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por