GERAL

Doses de vacinas aplicadas no Brasil aumentam 30%

Campanha de imunização contra a febre amarela e ampliação de público-alvo de vacinas já ofertadas impulsionam índices

Portal Brasil
Publicado em 26/05/2018 às 07:50Atualizado em 17/12/2022 às 10:02
Compartilhar

Por influência de uma vizinha, a aposentada Carla Crispim, de 72 anos, participou pela primeira vez da campanha de vacinação contra a gripe em 2017. “Eu tinha certo receio de tomar a vacina porque pensava que poderia fazer mal. Depois percebi que não tem nada a ver, temos que nos proteger para não acontecer o pior”, confessou a idosa, que já garantiu a dose deste ano.

Conscientizar pessoas como Carla, que integra os grupos prioritários de vacinas como a influenza, é fundamental para garantir a imunização dos brasileiros. Além daqueles acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema socioeducativo e prisional também devem ser amplamente vacinados.

Em 2017, o público-alvo da vacinação contra a gripe foi ampliado para professores e profissionais dos sistemas socioeducativo e prisional. Esse foi um dos motivos de o número de doses de vacinas aplicadas no Brasil ter aumentado em 30,7% no último ano. Foram 173,9 milhões de doses aplicadas em 2017, contra 132,9 milhões em 2016. Campanhas intensificadas, como a da febre amarela, também foram determinantes para a alavancada nos índices. “A própria situação de doenças no Brasil, como a incidência da febre amarela em áreas que antes não eram de recomendação, fizeram os números alavancarem”, atribui a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Gorete Maranhão.

Assim como no caso da gripe, que incluiu quase 2,4 milhões de pessoas, o ministério ampliou a oferta de vacinas como papilomavírus humano (HPV), para meninos de 12 e 13 anos, como estratégia para prevenção de câncer e de transmissão da doença. Até então, o público-alvo era formado apenas por meninas com idade entre 9 e 14 anos. Já a segunda dose da vacina de sarampo passou a ser oferecida para pessoas de até 29 anos, e a meningite C, a ser aplicada também nos adolescentes de 12 e 13 anos. “Aumentamos a complexidade do calendário de vacinação, que atende não só a criança, mas toda a família, algo semelhante ao que ocorre nos países desenvolvidos”, atesta Ana Gorete.

Monitoramento permanente

Os números de doses aplicadas no Brasil variam de acordo com o contexto endêmico. Em 2008, quando foram registradas 212,9 milhões de doses de vacinas aplicadas, houve uma campanha nacional determinante para que o Brasil recebesse da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, o título de país oficialmente livre da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). “Foram quase 68 milhões de pessoas vacinadas, eliminando assim os casos de transmissão endêmica da doença”, explicou a coordenadora do Ministério da Saúde.

Cinco anos depois, em 2013, outro aumento foi registrado devido à ampliação de grupos de risco para as vacinas de influenza, quando foram aplicadas 196,5 milhões de doses de vacinas no total. Em 2018, a campanha de vacinação contra a gripe mobilizou, até o momento, mais de 13,6 milhões de pessoas, o que representa quase 30% da cobertura. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir 56 milhões.

Cobertura Vacinal

Mesmo com o número maior de doses aplicadas, isso não significa que a cobertura vacinal está dentro do esperado pelo Ministério da Saúde. O Calendário Nacional de Vacinação conta com 16 tipos de vacinas para mais de 20 doenças, de acordo com cada faixa etária. “Muitas vezes, como a população não vê a doença, tem a despreocupação de completar os esquemas vacinais”, alerta Ana Gorete. “Vacina não é coisa de criança, mas sim uma estratégia fundamental para garantir a saúde da população, daí a importância dos adultos se conscientizarem”, orienta a coordenadora. Em todo o País, há mais de 36 mil postos de vacinação.

Programa

Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunizações tem como objetivo organizar a política nacional de vacinação, contribuindo para o controle, a eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis. A coordenação é do Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais. Reconhecido internacionalmente como um dos mais avançados do mundo, o programa já teve como consequência a erradicação da poliomielite e a eliminação da circulação do vírus da rubéola no País. Atualmente, a perspectiva da iniciativa é consolidar-se como uma política pública efetiva na melhoria da expectativa de vida da população brasileira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por