GERAL

Rótulos de alimentos terão alerta sobre quantidade de açúcar

Proposta foi apresentada em assembleia da Organização Mundial de Saúde, e deve passar por consulta pública

Publicado em 23/05/2018 às 23:40Atualizado em 17/12/2022 às 09:52
Compartilhar

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, apresentou uma proposta para rotulagem de alimentos vendidos no Brasil: os rótulos devem ficar na parte frontal de produtos ultra processados, com advertências em relação ao excesso de nutrientes prejudiciais à saúde, como sódio, gordura e açúcares.

A proposta foi apresentada na 71ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na ocasião, também foi apresentado um acordo com a indústria para redução de açúcar em alimentos ultra processados. As medidas visam facilitar a compreensão do consumidor e trazer orientações claras para escolhas mais saudáveis.

Levantamentos do Ministério da Saúde apontam que o excesso de peso atinge 54% da população nas capitais brasileiras; e 18,9% dessas pessoas estão obesas. Os dados foram obtidos pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

A discussão de um novo modelo de rotulagem está sendo conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a participação de universidades. A meta é que, ao final do processo, seja feita uma consulta pública com a sociedade.

Fonte: Ministério da Saúde 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por