GERAL

Genérico para tratamento de hepatite C é aprovado

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a aprovação do sofosbuvir deve reduzir os custos do tratamento para a doença

Agência Brasil
Publicado em 23/05/2018 às 23:39Atualizado em 17/12/2022 às 09:52
Compartilhar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última segunda-feira (21), o registro de um novo medicamento genérico para tratamento de infecções causadas pela hepatite C crônica. O sofosbuvir será utilizado como um componente da combinação do regime de tratamento antiviral, atua como inibidor da polimerase NS5B, enzima essencial para a replicação do vírus que provoca a doença.

A aprovação do sofosbuvir deve reduzir os custos do tratamento para hepatite C, uma vez que medicamentos genéricos entram no mercado com valor no mínimo 35% menor que o do produto de referência.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue de pessoas infectadas. Quando a infecção persiste por mais de seis meses, o que é comum em até 80% dos casos, caracteriza-se a evolução para a forma crônica da hepatite C.

Cerca de 20% dos infectados cronicamente pelo vírus podem evoluir para cirrose hepática e cerca de 1% a 5%, para câncer de fígado. A transmissão da hepatite C ocorre das seguintes formas: Sexo sem camisinha Transfusão de sangue Compartilhamento de seringas, agulhas e cachimbos Compartilhamento de lâminas de barbear, escovas de dente e alicates de unha Compartilhamento de itens para confecção de tatuagem e colocação de piercings A transmissão também pode acontecer da mãe infectada para o filho, durante a gravidez 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por