GERAL

Empresas devem ficar atentas aos cuidados com a saúde do trabalhador

Acidentes de trabalho podem ser evitados com o acompanhamento de um Núcleo de Segurança do Trabalho

Publicado em 20/05/2018 às 08:36Atualizado em 16/12/2022 às 01:25
Compartilhar

 Foto/Jairo Chagas

Jaciara Aparecida diz que acidentes de trabalho podem ser evitados com o acompanhamento de um Núcleo de Segurança do Trabalho

Pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) identificou que o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano. Isso deixa o país na quarta colocação entre os que mais registram esse tipo de ocorrência em todo o mundo. 

Para a enfermeira e mestre em atenção à Saúde Jaciara Aparecida Jesus Silva, essa realidade pode ser revertida com o acompanhamento do técnico em Segurança do Trabalho. “Ele é responsável por identificar dentro da empresa as principais áreas que podem lesionar esse colaborador. Se não houver um profissional dessa especialidade, o ideal é que o Recursos Humanos o faça, juntamente com a diretoria da empresa”, afirma. 

A saúde do trabalhador deve ser também uma preocupação das empresas. “É preciso checar se os exames dos colaboradores estão em dia, como está o emocional, o estado nutricional, pois muitas vezes ele trabalha tanto que se esquece de alimentar e fazer os check-ups anuais”, alerta. Para que isso seja feito, Jaciara destaca que as empresas precisam ter um Núcleo de Segurança do Trabalho, também chamado de Segurança Ocupacional. “É preciso ter um enfermeiro, um médico do Trabalho, um técnico em Segurança do Trabalho. Essa equipe vai acompanhar o trabalhador ao longo do ano, verificar possíveis alterações e ter esse olhar mais próximo, que, às vezes, o gestor não dispõe de tempo necessário para fazê-lo”, argumenta.

No caso de empresas menores que não têm condição de ter uma equipe multidisciplinar, a indicação é contar com o auxílio do RH. Outra opção é contratar serviços que ofereçam esse tipo de acompanhamento.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por