GERAL

Psicóloga explica como lidar com o estresse do dia a dia

Segundo Márcia Palis, são três os tipos de estresse: o negativo súbito, o traumático e o de rotina

Publicado em 23/04/2018 às 15:18Atualizado em 16/12/2022 às 04:32
Compartilhar

O estresse é a resposta da mente às demandas que recebemos. É uma espécie de instinto primitivo que nos impele a fugir ou enfrentar um perigo. A afirmação é da psicóloga positiva Márcia Palis. “Na pré-história, nossos antepassados tinham que enfrentar as ameaças de outros animais e as catástrofes da natureza. Hoje nos deparamos com os desafios dia a dia, os problemas do trabalho, o trânsito caótico, a falta de tempo e outras exigências da vida moderna”, afirma.

Segundo Márcia, existem três tipos de estresse: o estresse negativo súbito, como o da perda de um emprego; o estresse traumático, com um desastre natural ou um acidente; e o estresse de rotina, tais como as obrigações no trabalho.

Alguns hábitos podem ajudar a passar por situações estressantes, sem que isso afete a saúde física ou emocional. “A primeira é a auto conversação positiva, que é quando nos incentivamos por meio do pensamento ou ao contrário é quando pensamos ‘eu sou um idiota’ ou ‘eu nunca vou conseguir’. As conversas negativas aumentam o estresse, enquanto as positivas acalmam e ajudam. Se praticarmos, podemos transformar diálogos negativos em positivos”, avalia a psicóloga.

Outra atitude simples e eficaz contra o estresse é a prática de atividades prazerosas, como dançar, caminhar, ter um hobby, ouvir uma boa música, ler um livro ou conversar com um amigo. Atividades como essas devem ser praticadas ao menos 15 minutos por dia.

Um outro hábito muito utilizado para afastar o estresse é o relaxamento. E relaxar é mais do que sentar no sofá para assistir televisão. Para o alívio do estresse é necessário relaxar corpo e mente e ter um momento diário para isso. Cinco a 10 minutos diários bastam.

Técnicas de meditação, ioga e respiração profunda podem ajudar, mas é preciso prática para que tenham efeito. Sente-se numa posição confortável com os pés no chão e as mãos no colo e feche os olhos. Imagine-se em um lugar tranquilo e mantenha a cena na sua mente. Inspire e expire lentamente. Concentre-se na respiração durante 5 a 10 minutos.

Márcia Palis ainda aconselha como reagir em determinadas situações que tendem a deixar a gente estressado. “Em situações como filas, desentendimentos no trabalho ou brigas de trânsito, a pessoa pode adotar “atitudes de emergência” como contar até 10 antes de falar, respirar profundamente algumas vezes, pedir desculpas quando reconhece um erro ou adiantar o relógio 5 minutos para não se atrasar. Acima de tudo é necessário cultivar o bom humor e a alegria. Portanto, por mais difícil que esteja o seu dia, abrace mais, sorria mais, perdoe mais, agradeça sempre e não dê valor demasiado aos pequenos aborrecimentos. Mantenha-se conectado ao bom da vida e ela corresponderá trazendo o melhor para você”, recomenda. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por