GERAL

Marketing de conteúdo para alavancar os pequenos negócios

Entenda como desenvolver conteúdos interessantes pode ser estratégico para atrair mais clientes

Publicado em 22/04/2018 às 18:45Atualizado em 16/12/2022 às 04:35
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Estima-se que existam mais de 10 milhões de site ativos no Brasil. Diante de tanta concorrência, o marketing digital deixou de ser tendência para se tornar um investimento indispensável no mundo empresarial. Dentro desse universo virtual, o chamado Inbound Marketing já é umas das principais estratégias para atrair o interesse das pessoas. Mas como um pequeno negócio pode utilizar dessa estratégia para chamar a atenção do seu cliente? A resposta pode estar no marketing de conteúdo.

De acordo com a Content Trends, maior pesquisa sobre o assunto no país, 71% das empresas brasileiras já adotam o marketing de conteúdo. Aquelas que utilizam dessa estratégia chegam a receber até duas vezes mais visitas e geram três vezes mais oportunidades de negócios que as demais empresas que não adotam o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo pode ser utilizado em canais com blogs (artigos, vídeos e e-books), sites, redes sociais e e-mail marketing. Para ser utilizado da forma correta é preciso definir e conhecer o público do seu negócio para produzir exatamente o conteúdo do seu interesse. “Vale lembrar que não é só escrever um texto em um blog ou um post no Facebook, é preciso conhecer o público alvo para pensar o que escrever, definir qual o melhor momento para publicar, em qual canal e o melhor formato (texto ou vídeo), além do resultado que se pretende alcançar”, alerta a analista do Sebrae Minas, Luciana Lessa.

Além de ser uma estratégia barata, o marketing de conteúdo é também uma forma de ser referência para seus clientes em determinados assuntos ligados a atuação do seu negócio, ganhar a confiança do mercado, ter influência na decisão de compra, divulgar e gerar valor para a marca, melhorar o pós-vendas, adquirir novos clientes e aumentar a visibilidade da empresa.

Tão importante como produzir e disponibilizar o conteúdo, o monitoramento também deve ser pensando. Entender o efeito que o conteúdo está causando no relacionamento com o seu cliente é fundamental, pois descobrir rápido o problema significa poder solucioná-lo a tempo. “O monitoramento vai depender do canal utilizado e deve ser realizado diariamente para verificar como o seu conteúdo está sendo visto. Outra forma de fazer isso é analisar se houve o aumento das vendas ou a ampliação da sua carteira de clientes”, afirma a analista do Sebrae Minas.

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