GERAL

PF e CGU investigam suspeita de fraude em licitação da Secretaria de Saúde mineira

Segundo a CGU, os valores pagos à empresa envolvida, somente por Minas Gerais, chegam a R$68,58 milhões nos últimos 10 anos

Publicado em 21/03/2018 às 14:54Atualizado em 16/12/2022 às 05:24
Compartilhar

Operação Amphíbia foi desencadeada hoje (21), em Belo Horizonte, onde três pessoas e duas empresas são alvos de mandados de busca e apreensão. De acordo com informações preliminares, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam uma organização criminosa. A suspeita é de fraude em licitações e desvio de recursos federais e estaduais na prestação de serviços para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Conforme apurado até o momento, foram realizadas buscas nesta manhã em uma empresa da Região Oeste da capital mineira. Estão envolvidos na operação 18 policiais federais e cinco auditores. Segundo a CGU, os valores pagos à empresa envolvida, somente por Minas Gerais, chegam a R$68,58 milhões nos últimos 10 anos. Ainda não foi calculado o prejuízo total aos cofres públicos.

Ainda conforme apurado com a polícia, os serviços prestados foram nas áreas de propaganda, promoção, merchandising e eventos, referentes ao combate à dengue e à gripe. A investigação começou depois que a controladoria auditou um contrato celebrado entre a secretaria e a empresa citada com vigência entre 13/06/2012 e 12/06/2016.

A PF disse que a quadrilha é suspeita de manipular e direcionar as normas do edital de licitação das empresas prestadoras de serviços de publicidade para aumentar os lucros e reduzir encargos, beneficiando a organização que participava do esquema. Há suspeita de envolvimento de servidores que possuíam vínculos direto ou indireto com a empresa contratada.

*Com informações do G1 Minas 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por