GERAL

Instituição promove ações permanentes de combate ao analfabetismo no Brasil

LBV apoia famílias para que crianças, adolescentes e jovens sejam motivados a frequentar a escola; instituição arrecada donativos para a campanha deste ano

Publicado em 20/03/2018 às 08:08Atualizado em 16/12/2022 às 05:26
Compartilhar

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) também divulgaram, em 2017, pela primeira vez, indicadores de fluxo escolar na Educação Básica. Os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, respectivamente, se evadiram da escola entre 2014 e 2015, de acordo com o Censo escolar. O 9º ano do Ensino Fundamental teve a terceira maior taxa de evasão (7,7%), seguido pela 3ª série do Ensino Médio, com 6,8%. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino.

Mudar essa realidade requer o esforço de todos e, ao longo de quase 70 anos de existência, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove várias ações permanentes em favor da Educação, com vista ao combate aos índices de analfabetismo, evasão escolar, exploração infantil e pobreza no país.

Anualmente, a LBV realiza a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que, neste ano, entregará mais de 22 mil kits de materiais escolar e pedagógico, nas cinco regiões brasileiras. A instituição ainda doa conjuntos completos de uniforme a milhares de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade os quais participam das atividades em suas escolas de Educação Básica e em seus Centros Comunitários de Assistência Social.

Para angariar as doações, a LBV conta com a solidariedade dos brasileiros e a mobilização de colaboradores, voluntários, amigos e parceiros. Os donativos para a campanha podem ser feitos pelo site www.lbv.org ou pelo telefone 0800 055 50 99. 

Fonte: Assessoria de comunicação LBV

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por