GERAL

Fórum Mundial da Água é realizado esta semana em Brasília

É a primeira vez que um país do hemisfério sul recebe o evento; expectativa dos organizadores é que mais de 40 mil pessoas participem do fórum

Publicado em 19/03/2018 às 11:49Atualizado em 16/12/2022 às 05:27
Compartilhar

A partir desta semana, a população terá uma boa oportunidade de conhecer ideias e debater ações que possam ser aplicadas para proteger os recursos hídricos no país. Isso porque será realizado em Brasília o oitavo Fórum Mundial da Água. É a primeira vez que um país do hemisfério sul recebe o evento.

Para o especialista em Hidrossedimentologia da Universidade de Brasília, Henrique Leite Chaves, a participação de todos na defesa da água é fundamental para evitar que os brasileiros sejam prejudicados pela má gestão dos recursos hídricos. Segundo ele, cada pessoa, independentemente de nacionalidade, idade, profissão e classe social precisa se engajar nas boas práticas, mudar hábitos e tornar-se um defensor dos recursos hídricos no local onde vive.

Até o dia 23 de março, especialistas, gestores e organizações, envolvidos com a defesa e o uso responsável da água, analisam os avanços e propõem iniciativas que possam se transformar em políticas de Estado na gestão dos recursos hídricos. No Brasil, o governo federal estima um investimento de mais de 300 bilhões de reais para garantir, até 2033, a universalização do tratamento de esgoto e da distribuição de água potável, em todos os estados.

O especialista lembra que o investimento em saneamento básico representa economia na saúde em proporção de um para quatro, ou seja, a cada real investido em saneamento, o governo economiza quatro em saúde.

De acordo com números do governo federal, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e menos de 45% do esgoto é tratado no país.

Fonte: Agência do Rádio

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por