GERAL

Distúrbios físicos e emocionais podem agravar casos de insônia

Meditar, ouvir músicas relaxantes ou escrever o que lhe vem à mente antes de deitar, como forma de esvaziá-la são alguns exercícios para relaxar na hora de dormir

Publicado em 18/03/2018 às 08:48Atualizado em 16/12/2022 às 05:30
Compartilhar

Reprodução

Traumas, ansiedade, depressão, mudança de hábitos, perda de trabalho e luto são alguns fatores que geram a insônia

Demorar para adormecer, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador são alguns dos sinais que podem auxiliar no diagnóstico de insônia. Estima-se que 80 milhões de brasileiros sofram com esse mal. Psicóloga clínica, especialista em saúde mental e em formação holística, Fernanda Bosco explica que a insônia é um distúrbio decorrente da interação de alguns fatores, considerando aspectos físicos, biológicos, genéticos, sociais e psicológicos.

Desequilíbrio emocional, traumas, ansiedade, depressão, mudança de hábitos, perda de trabalho, luto e preocupações são fatores influenciadores, segundo a especialista, que podem fazer com que uma pessoa apresente períodos de insônia e até mesmo desenvolva insônia crônica. “Nesses momentos, muitas pessoas tendem a utilizar um remédio que alguém da família usa para dormir. Essa conduta pode prejudicar ainda mais o quadro. É fundamental a visita ao médico para investigação clínica”, alerta.

Quando falamos sobre pessoas, Fernanda Bosco é enfática e garante que não há uma fórmula mágica para nada. Segundo ela, a psicoterapia pode auxiliar no tratamento da insônia, a começar pela profunda investigação de quando iniciou e o que gerou a desordem no sono do paciente. “É preciso trabalhar a base do problema nas sessões e, consequentemente, os sintomas tendem a melhorar com a evolução do quadro emocional do paciente. Em muitos casos, há necessidade de acompanhamento psiquiátrico para aliar medicação ao tratamento psicoterapêutico”, esclarece.

Fernanda diz ser possível conduzir e orientar o paciente a realizar alguns exercícios na psicoterapia que auxiliam no relaxamento antes de dormir. “Indicamos a prática da meditação, ouvir músicas relaxantes, escrever o que lhe vem à mente antes de dormir, como forma de esvaziá-la, e até mesmo fazer listas, caso muitas preocupações surjam no pensamento no momento de ir para a cama”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por