GERAL

Começa hoje nova etapa de perícias nos benefícios do INSS

552 mil beneficiários de todo o país já foram convocados; pente-fino acontece nos auxílios-doença e aposentadorias por invalidez

Publicado em 01/03/2018 às 10:08Atualizado em 16/12/2022 às 05:57
Compartilhar

Começa nesta quinta-feira (1º) a segunda etapa do pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, 85 mil perícias já estão agendadas, sendo 43,2 mil referentes a auxílios-doença e 41,8 mil a aposentadorias por invalidez.

O pente-fino nos dois benefícios foi anunciado em 2016 e, à época, o governo informou que o objetivo era “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, a fim de eliminar pagamentos indevidos, ou seja, a pessoas que não têm o direito de recebê-los.

Ao todo, segundo o secretário-executivo do MDS, Alberto Beltrame, já foram convocados 552,6 mil beneficiários que precisam passar por perícia. Até o fim do ano, o plano é fazer 1,2 milhão de avaliações.

Após a notificação, o beneficiário tem até cinco dias úteis para agendar a perícia pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135, sob pena de ter a suspensão do benefício até que a situação seja regularizada. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar a perícia; caso contrário, acontecerá o cancelamento.

Governo federal prevê a publicação no Diário Oficial da União na próxima semana para reforçar a convocação para perícia dos beneficiários que já receberam a carta, mas ainda não agendaram a consulta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por