GERAL

Dentista aponta como cortar o uso da chupeta dos filhos

A recomendação aos pais é de que se inicie a interrupção gradual do uso da chupeta com um ano e meio a dois anos de idade

Publicado em 25/02/2018 às 11:05Atualizado em 16/12/2022 às 06:04
Compartilhar

Reprodução

Caso a criança não abandone o hábito até os três anos de idade, uma ajuda profissional pode fazer a diferença

Crianças nascem com a necessidade inconsciente de sugar. Na maioria dos casos, essa ansiedade é naturalmente saciada pela própria amamentação natural da criança. Mamar no peito traz diversos benefícios, como, por exemplo, o forte valor nutricional do leite materno. Quem amamenta durante os primeiros meses de vida também se beneficia do aspecto emocional e cria eficientes mecanismos de defesa do organismo contra agentes externos e nocivos.

A amamentação natural levada até o 6º mês de vida pode reduzir as chances de instalação de hábitos orais prejudiciais. “Segundo vários estudos, o desmame precoce constitui em uma das principais causas da sucção de dedo ou chupeta por crianças”, afirma especialista em Ortodontia, Murilo Feres.

É muito comum que crianças façam uso da chupeta nos primeiros anos de vida para se acalmarem, principalmente à noite, antes do início do sono. Mas o uso desses dispositivos pode trazer algum mal para a boca da criança ou para o desenvolvimento da sua mordida. O tipo mais comum de desvio oclusal nesses casos é a mordida aberta. Normalmente, os dentes da frente superiores devem “cobrir” os dentes inferiores. O problema atrapalha muito a fonação da criança, além de ser esteticamente desfavorável.

A recomendação aos pais é de que se inicie a interrupção gradual do uso da chupeta com um ano e meio a dois anos de idade. “É importante que o hábito seja abandonado pela criança aos poucos. Qualquer tentativa abrupta pode ser ainda pior, pois faz com que a criança substitua a chupeta por outro hábito. Para isso, os pais devem aprender a negociar com os seus filhos e reforçar qualquer comportamento positivo ou avanço da criança no sentido de abandonar a chupeta”, indica Murilo Feres.

Caso a criança não abandone o hábito até os três anos de idade, uma ajuda profissional pode fazer a diferença. Há exercícios fonoaudiológicos que auxiliam e motivam as crianças a abandonarem o hábito. Até mesmo em crianças mais velhas, com cinco ou seis anos de idade, há aparelhos ortodônticos que são eficientes para corrigir o desvio oclusal e, também, auxiliar na interrupção do hábito de usar chupeta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por