GERAL

Mudança na tarifa pode deixar conta de luz mais barata para quem consome menos

Aneel estuda a implantação da tarifa binômia, que muda a forma de cobrança pelo serviço das distribuidoras

Publicado em 19/02/2018 às 08:43Atualizado em 16/12/2022 às 06:15
Compartilhar

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda a implantação da chamada tarifa binômia, cuja proposta é deixar mais barata a conta de energia para quem consome menos. Nesse sentido, consumidores com poucos eletrodomésticos e, portanto, que usam menos energia, passarão a pagar menos pela energia consumida.

A tarifa já é disponível para grandes indústrias e estabelece faixas de cobrança pelo serviço de distribuição, que é a construção e manutenção da rede que leva a energia até as casas e empresas. A chamada “tarifa fio” representa cerca de 30% do total pago nas contas de luz, recursos que servem para remunerar as distribuidoras pelo uso da rede.

Atualmente, casas e lojas que consomem pouca energia não têm diferença no pagamento pelo serviço de distribuição. Com a tarifa binômia, a lógica é que os grandes consumidores passem a pagar pelo serviço, uma vez que exigem maior investimento das distribuidoras para que sua demanda seja atendida. E, da mesma forma, quem usa menos energia também pagaria menos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por