GERAL

Resultado do Encceja mostra que apenas 20% conseguiram nota mínima para certificado

Apenas 102.638 candidatos conseguiram a nota mínima exigida para conseguir a certificação em todas as quatro áreas do conhecimento

Publicado em 06/02/2018 às 09:52Atualizado em 16/12/2022 às 06:34
Compartilhar

A situação da educação no Brasil é delicada. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) é usado para estudantes conseguirem o certificado de conclusão do ensino médio. Contudo, dentre os quase meio milhão de participantes presentes nas provas do Encceja do ensino médio em 2017, apenas 20,8% conseguiram a nota mínima exigida para obterem o certificado. O número preocupa.

Lembrando que 2017 foi o primeiro ano em que o Encceja voltou a aplicar a prova para esse nível de ensino, em decorrência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixar de ser usado para este fim. Os resultados das provas foram divulgados no fim desta segunda-feira (5).

Conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja Nacional do ensino médio teve 1.272.279 inscritos, mas apenas 492.613 estiveram presentes em todas as quatro provas. Desse total, 102.638 conseguiram a nota mínima exigida para conseguir a certificação em todas as quatro áreas do conhecimento.

Apesar disso, há possibilidade de os números serem maiores, tendo em vista que o Encceja possibilita que os candidatos usem notas de edições diferentes do exame para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Ademais, os candidatos podem solicitar uma declaração parcial de proficiência nas áreas em que tenham atingido a nota mínima de 100 pontos.

No caso da prova de linguagens, é preciso ao mesmo tempo ter a pontuação mínima de 100 na prova objetiva e a nota mínima de 5 na redação. Caso contrário, "não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação", diz o boletim divulgado pelo Inep.

Fonte: G1 Educação, com informações do Inep

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por