GERAL

Mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer

Ações foram criadas para incentivar a população a procurar o exame e possibilitar o diagnóstico precoce, como o mês do Outubro Rosa

Publicado em 04/02/2018 às 23:08Atualizado em 16/12/2022 às 06:37
Compartilhar

Foto/Divulgação

Luis Ronan de Souza lembra que há 3 anos a data chama atenção para a importância do exame

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. Com isso, ações foram criadas para incentivar a população a procurar o exame e possibilitar o diagnóstico precoce, como o mês do Outubro Rosa. Outra iniciativa é o Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro e instituído há três anos pela lei nº 11.695/2008.

A data visa a conscientizar mulheres sobre a realização da mamografia para detecção precoce do câncer de mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença atinge quase 60 mil mulheres por ano no país e, se detectado na fase inicial, têm potencial de cura em até 98% dos casos. “Por isso a importância do diagnóstico precoce”, destaca Luis Ronan de Souza, gestor de Clínica Radiológica em Uberaba.

Segundo o Ministério da Saúde, o exame é recomendado para o maior grupo de risco, sendo mulheres entre 50 e 69 anos, para ser realizado em um intervalo de dois anos. As pacientes, porém, devem se atentar também ao histórico familiar e ao próprio corpo. “Se a pessoa tem histórico de câncer de mama na família ou se há suspeita de nódulos ou tumores é preciso se antecipar. Se hoje conseguimos cirurgias menos agressivas, com resultados oncológicos e estéticos melhores, muito devemos a mamografia. Ela é o único exame que demonstrou reduzir a mortalidade desta doença”, explica o explica o especialista.

Porém, em 2016, mais de 8 milhões de mulheres deixaram de fazer o exame. “Apesar do estimado crescimento, nunca é demais reforçar a importância do exame. Campanhas como o Dia Nacional da Mamografia com certeza auxiliam nisso”, reforça o médico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por