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Uberaba, 21 de maio de 2019 -

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Programas de fidelidade receberam o dobro de reclamações em 2017

Benefícios aos adeptos ocorre por meio do acúmulo de pontos, milhagens e outras modalidades

Última atualização: 21/01/2018 - 12:25:41.

Foto/Divulgação/Governo do Ceará

 

Dados da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ) mostram que as demandas do consumidor em relação a programas de fidelidade, como programas de milhagem e outras pontuações, quase dobraram em 2017. Foram 6.621 reclamações apresentadas à plataforma eletrônica consumidor.gov.br em 2017, contra 3.428 em 2016, crescimento de 93,14%.

Informações disponíveis na plataforma indicam que o principal problema sobre o tema é “oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda e publicidade enganosos”. Já o segundo item mais reclamado pelo consumidor em relação ao assunto é a “não entrega, demora na entrega do produto” ou benefício.

As principais dicas para quem busca participar de um programa de fidelidade são: ler atentamente as regras previstas no contrato; exigir que os benefícios estejam previstos por escrito no contrato; guardar as informações recebidas do patrocinador, como e-mails, folhetos ou correspondências do programa e estar atento às alterações das regras. Caso não consiga resolver o problema com a empresa, procure um órgão de defesa do consumidor ou registre uma reclamação na plataforma.

Fonte: Ministério da Justiça
 

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