GERAL

Adultos investem cada vez mais em estética bucal

Fernando Carvalho afirma que aparelhos ortodônticos mais discretos são opções para quem busca sorriso perfeito

Publicado em 14/01/2018 às 19:36Atualizado em 16/12/2022 às 07:15
Compartilhar

Foto Divulgação

Fernando Carvalho afirma que aparelhos ortodônticos mais discretos são opções para quem busca sorriso perfeito

O ano começa e muitas pessoas renovam o desejo de buscar um sorriso perfeito e com mais saúde. Um sonho possível, mesmo na fase adulta. Apesar de ser muito relacionado à infância, o aparelho ortodôntico pode ser colocado em qualquer idade. “O ideal é colocar na fase de crescimento, mas hoje a procura de adultos pelo aparelho cresce a cada dia e nunca é tarde para corrigir os problemas dentários e melhorar o sorriso. Temos pacientes até na faixa dos 60 anos”, explica o ortodontista Fernando Carvalho.

De acordo com ele, normalmente os adultos buscam o tratamento por motivos estéticos, mas é comum encontrar problemas relacionados à má oclusão, quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias. A mordida cruzada, o apinhamento, a mordida aberta são exemplos dessa disfunção da boca. Além disso, o bruxismo, caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, também pode ser sinal para a necessidade de aparelho ortodôntico. “No caso de perda de dentes, o aparelho também pode ser uma solução, ou mesmo um implante”, frisa.

Segundo o especialista, o tratamento dura em média dois anos e nele podem ser utilizados os aparelhos fixo ou móvel, ou uma junção dos dois, conforme cada situação. “Durante este período, normalmente é feita uma manutenção mensal para acompanhar a movimentação dentária e, ao final, além de melhorar a saúde bucal e corrigir os problemas, o paciente conquista o sorriso desejado”, enfatiza. Ele também observa que não procede a ideia de que o tratamento em adultos leva mais tempo do que em adolescentes.

A preocupação com a estética também está presente no momento da escolha do aparelho, principalmente entre os pacientes mais velhos. Com a crescente procura por aparelhos ortodônticos discretos, hoje o mercado já oferece várias opções. O mais procurado é o aparelho estético, que pode ser de resina, porcelana ou safira, segundo Fernando Carvalho. “Estes aparelhos ficam quase imperceptíveis”, destaca. Outra opção é o autoligável, que oferece tecnologia que resulta em um tratamento mais rápido, mas pode ser utilizado apenas em casos específicos. O aparelho convencional, com peças metálicas, ainda é muito comum, principalmente por oferecer menor custo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por