GERAL

Doença sem cura, o Herpes Zoster pode ser evitado com vacinação

Idade, doenças que debilitam o sistema imunológico e/ou medicamentos de uso contínuo que afetem a imunidade são fatores de risco para a doença

Letícia Morais
Publicado em 22/10/2017 às 09:59Atualizado em 16/12/2022 às 09:38
Compartilhar

Arquivo

Naiara de Pádua orienta imunização particular, já que o tratamento da doença pode custar até quatro vezes o valor da vacina

Popularmente conhecida como “cobreiro”, o Herpes Zoster tem acometido número cada vez maior de brasileiros. Causa de erupções cutâneas dolorosas, a doença afeta uma das metades do corpo ou do rosto, podendo, inclusive, apresentar sintomas como febre, cefaleia (dor de cabeça) e mal-estar.

A médica, especialista em imunização, Naiara Cabral Sabino de Pádua, explica que qualquer pessoa que teve catapora em algum momento da vida está suscetível ao Herpes Zoster. “Como o vírus varicela-zoster fica latente no organismo, ele pode ser reativado em qualquer momento, provocando as manifestações do Herpes Zoster, geralmente pela queda de imunidade e pelo avanço da idade, especialmente a partir dos 50 anos, ou devido ao enfraquecimento da imunidade celular”, analisa.

Ainda segundo a médica, não há cura para o Herpes Zoster, mas a doença pode regredir com o tratamento. Nesse sentido, Naiara reitera a necessidade da vacinação como a forma mais eficaz de prevenção. Disponível apenas em clínicas de vacinação particulares, a imunização é necessária, haja vista ser uma doença com tratamento caro. “O tratamento e as complicações do Herpes Zoster podem até quadruplicar o valor da vacina”, aconselha.

Naiara Cabral acrescenta ser possível imunizar inclusive quem já desenvolveu a doença, desde que a aplicação seja pelo menos um ano após seu quadro agudo. “Mediante a probabilidade de acometimento da população maior de 50 anos, a prevenção vacinal contra o Herpes Zoster é um importante aliado ao envelhecimento saudável e requer um investimento mínimo quando comparado aos custos do tratamento e ao sofrimento com a possível dor neuropática, uma sequela que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente acometido”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por