GERAL

TRE não suspende serviços ao eleitor de Uberaba para realizar o rezoneamento

Uberaba não será afetada pela suspensão neste momento por estar em processo de revisão biométrica obrigatória

Thassiana Macedo
Publicado em 19/10/2017 às 08:39Atualizado em 16/12/2022 às 09:43
Compartilhar

Em razão do rezoneamento adotado nas zonas eleitorais de Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai suspender a prestação de serviços aos eleitores dos municípios envolvidos nesse processo, a partir de hoje até a próxima quarta-feira (25), para a adoção das medidas técnicas necessárias no cadastro nacional de eleitores. Somente o município de Uberaba, que terá a 277ª Zona Eleitoral extinta e transformada em posto de atendimento, não será afetado pela suspensão neste momento, uma vez que se encontra em processo de revisão biométrica obrigatória.

No caso de Uberaba, a extinção e o remanejamento do eleitorado para as outras três zonas só serão efetivados em fevereiro de 2018, após o encerramento da revisão eleitoral ou recadastramento biométrico que ocorre no município, para que não haja maior impacto no processo. Serviços como alistamento, transferência, alteração de local de votação, atualização cadastral e fornecimento de certidões, além do recadastramento biométrico, não estarão disponíveis no período em 179 municípios onde a Justiça Eleitoral tem local de atendimento.

Nessas localidades, o atendimento ao público se limitará ao protocolo de documentos que não dependam do acesso ao cadastro de eleitores, como processos judiciais e desfiliação partidária. Os serviços que o eleitor pode realizar por meio da internet não serão prejudicados, como a emissão de certidão de quitação eleitoral.

O rezoneamento eleitoral foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de extinguir e remanejar zonas eleitorais que não atendam aos critérios estabelecidos nas normas editadas por aquele Tribunal sobre a matéria. Em Minas Gerais, o rezoneamento foi regulamentado pela Corte Eleitoral, por meio da Resolução TRE-MG nº 1.039. Ao todo, 45 zonas eleitorais serão transformadas em postos de atendimento, mas várias outras zonas estão sendo impactadas por agregar novos municípios na sua jurisdição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por