GERAL

Justiça Federal reduz pena de réus apreendidos com 20kg de pescado

Em suas razões recursais, os pescadores pediram a absolvição em virtude da configuração do estado de necessidade

Thassiana Macedo
Publicado em 15/10/2017 às 09:27Atualizado em 16/12/2022 às 09:49
Compartilhar

Por unanimidade, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região substituiu, em favor de pescadores condenados, a pena privativa de liberdade por uma restritiva de direito, com pagamento de um salário mínimo em favor de entidade pública ou privada com destinação social. A decisão reforma parcialmente a sentença da 1ª Vara da Justiça Federal de Uberaba, que havia condenado os réus a mais de dois anos de prisão pela prática de crime ambiental, consistente em pesca durante o período de defeso e uso de apetrechos não permitidos.

Em suas razões recursais, os pescadores pediram a absolvição em virtude da configuração do estado de necessidade, previsto no artigo 24 do Código Penal, uma vez que pescavam para consumo próprio. Alternativamente, solicitaram a aplicação do princípio da insignificância, considerando que não colocaram em risco o equilíbrio ecológico.

Para o juiz federal convocado Márcio Sá Araújo, o princípio da insignificância não se aplica ao caso. “Pois, no caso, os réus pescaram utilizando apetrecho proibido, colocando em risco a reprodução das espécies da fauna local, além da expressiva quantidade do pescado apreendido. Além disso, não ficou configurado o estado de necessidade, uma vez que foram apreendidos com os réus mais de 20 quilos de tilápias, traíras e outros espécimes, não sendo razoável a tese que se destinavam para consumo próprio e familiar”, ressaltou o relator.

O magistrado, no entanto, considerou que a dosimetria da pena deveria ser revista para se adequar às regras do Código Penal. A 4ª Turma entendeu a necessidade de se compatibilizar com as regras dos artigos 59 e 68 do CP, pois não se pode considerar na dosimetria da pena dados ou fatos que já integram a descrição do tipo penal e em razão da aferição negativa relativa à personalidade e maus antecedentes dos réus, pois não pesa contra eles sentença penal condenatória com trânsito em julgado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por