GERAL

Algar terá de indenizar cliente por fazer propaganda enganosa

A empresa deve indenizar um cliente por danos morais em R$5 mil porque ofereceu a ele banda larga gratuita, mas depois cobrou pelo serviço

Thassiana Macedo
Publicado em 04/10/2017 às 11:17Atualizado em 16/12/2022 às 10:04
Compartilhar

Reprodução

Desembargador Rogério Medeiros disse que a propaganda foi caracterizada, visto a insistência de funcionária da empresa em ligações ao consumidor

A empresa Algar Celular deve indenizar um cliente por danos morais no valor de R$5 mil porque ofereceu a ele banda larga gratuita, mas depois cobrou pelo serviço. A decisão unânime da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou sentença proferida em primeira instância. A empresa ainda pode recorrer contra a decisão.

Conforme os autos da ação, o consumidor de Conceição das Alagoas pediu a anulação do débito, a condenação da Algar Celular à restituição em dobro dos valores cobrados e indenização por danos morais. O cliente afirma que a empresa se aproveitou de sua condição de “pessoa simples e de pouca leitura, que não sabe lidar com os meios eletrônicos e reside na zona rural, sem cobertura de internet”, para levá-lo a adquirir um serviço do qual não tinha necessidade e que, consequentemente, não poderia utilizar.

Em primeira instância, o juiz determinou o ressarcimento em dobro dos valores cobrados, porém entendeu que não houve danos à honra do consumidor. Empresa e consumidor recorreram contra a decisão. A Algar afirmou ter comprovado que o cliente contratou o serviço de banda larga, sendo, portanto, legal sua conduta ao cobrar pelos serviços prestados. O consumidor, por sua vez, ratificou ter sofrido danos morais.

O relator do recurso à 13ª Câmara Cível do Tribunal, o desembargador Rogério Medeiros, ressaltou que a empresa se utilizou da propaganda enganosa, pois uma funcionária ligou e insistiu para que o cliente contratasse o serviço. “É inegável que o consumidor, ao descobrir que foi ludibriado, tendo a operadora de telefonia se aproveitado de sua falta de conhecimento e condição social, sofreu abalo psicológico”, ressalta o magistrado.

Quanto ao questionamento da Algar de que o valor da indenização provocaria enriquecimento ilícito, o desembargador destacou que a inscrição do nome do consumidor em cadastro de inadimplentes constitui causa de dano moral gerador do dever de indenizar, o qual não depende da existência de reflexos patrimoniais nem da prova dos incômodos sofridos. Além disso, “o dano moral é caracterizado pela lesão sofrida por pessoa, em razão de investidas injustas de outros, causando-lhe constrangimentos”, frisa. Neste sentido, o valor serve de punição ao infrator, que não pode ofender um consumidor em vão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por