GERAL

Conscientização é o lema deste ano do Dia Nacional de Combate ao Fumo

O fumo é um fator de risco que pode agravar outras doenças como infertilidade masculina e feminina

Publicado em 27/08/2017 às 10:28Atualizado em 16/12/2022 às 10:56
Compartilhar

Reprodução

O fumo é um fator de risco que pode agravar outras doenças como infertilidade masculina e feminina

O Brasil é um dos oito países que atingiram quatro metas ou mais, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para reduzir doenças e mortes relacionadas ao tabaco. A informação vem do relatório “Who reportonthe global tobaccoepidemic, 2017” divulgado pela entidade, em julho deste ano. De acordo a OMS, o número de mortes provocadas pelo consumo de cigarro aumentou de quatro milhões, no início do século, para mais de sete milhões. Se não houver nenhuma mudança de cenário, a previsão para 2030 é que mais de oito milhões de pessoas morram por doenças causadas pelo fumo.

Para alertar a população sobre os danos causados pelo cigarro, 29 de agosto foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Fumo. “O hábito de fumar é considerado a principal causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo”, lembra o médico cardiologista Anderson Rodrigues. Além de o cigarro ser perigoso por si só, o fumo é um fator de risco que pode agravar outras doenças como infertilidade masculina e feminina, osteoporose e catarata, explica o médico.

O tabagismo é conhecido como uma doença epidêmica que gera dependência física, psicológica e comportamental. A nicotina, presente nos cigarros, é a causa da dependência, e pode ser comparada a drogas como cocaína e heroína. Os resíduos de tabaco contêm mais de sete mil substâncias químicas tóxicas, aproximadamente 43 são substâncias cancerígenas. Por conta dos seus componentes, o fumo é a causa de 50 doenças, entre elas o câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Entre 1990 e 2015 a porcentagem de brasileiros fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre as mulheres. Apesar de o número trazer esperança, ainda é preciso muita conscientizaçã o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por