GERAL

Relatório aponta que 56,4% dos imóveis do Minha Casa Minha Vida apresentam defeitos

Apesar de o relatório não abordar cidades específicas em que os imóveis foram avaliados, Uberaba aparece com empreendimentos que apresentaram alto grau de satisfação dos mutuários

Publicado em 18/08/2017 às 12:16Atualizado em 16/12/2022 às 11:07
Compartilhar

 O Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU) avaliaram a execução do Programa Minha Casa Minha Vida para beneficiários das faixas 2 e 3, financiado com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo da medida foi verificar a regularidade dos contratos da Caixa Econômica Federal com as construtoras e mutuários; o impacto no déficit habitacional estimado; a elegibilidade do público-alvo; e o nível de satisfação dos beneficiários.

O relatório consolida dados de 77 empreendimentos ou contratos celebrados entre a Caixa e as construtoras, distribuídos em doze estados; dentre eles, Minas Gerais. Foram avaliados 30 contratos individuais de compradores para cada empreendimento visitado. Os trabalhos de campo foram realizados em 2015, com a análise de 2.166 contratos e 1.472 unidades habitacionais.

Com relação às construções, 56,4% das unidades da amostra visitada apresentaram defeitos e falhas estruturais ocorridas dentro da garantia. Entre elas, infiltrações, falta de prumo (verticalidade de paredes e colunas) e de esquadros (se os planos medidos estão com ângulo reto), trincas e vazamentos. Já na área externa, menos de 20% dos moradores informaram situações de alagamento, iluminação deficiente e falta de pavimentação.

Apesar dos problemas apontados, a satisfação dos beneficiários entrevistados em relação aos imóveis se mostrou positiva: o nível foi considerado “Alto” em 33,1% dos casos e “Médio” em 47,2%. Segundo o relatório, o resultado pode estar relacionado ao fato de a Caixa e as construtoras terem oferecido assistência e reparos às deteriorações dentro do prazo de garantia.

Localidades. Apesar de o relatório não abordar cidades específicas em que os imóveis foram avaliados, Uberaba aparece com empreendimentos que apresentaram alto grau de satisfação dos mutuários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por