GERAL

Para especialista, depressão pós-parto pode estar associada aos hormônios

Segundo pesquisa da Fiocruz, a depressão pós-parto acomete uma em cada quatro mulheres no Brasil

Letícia Morais
Publicado em 23/07/2017 às 23:41Atualizado em 16/12/2022 às 11:49
Compartilhar

  

Foto Sandro Neves

Messias Pereira Cardoso afirma que os hormônios femininos têm grande impacto na alteração do humor

Desânimo, irritabilidade, baixa autoestima, choro fácil, perda de energia nas atividades, dificuldades para dormir e de concentração, cansaço contínuo, diminuição do desejo sexual e desinteresse pelo bebê. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da depressão pós-parto, problema que afeta uma em cada quatro mulheres no Brasil, segundo pesquisa realizada em 2016 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para o psiquiatra Messias Pereira Cardoso, muitos problemas emocionais são duas vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens. Do ponto de vista biológico, o médico afirma que os hormônios femininos têm grande impacto na alteração do humor. “As mulheres apresentam risco maior de depressão em períodos marcados pelas flutuações hormonais, tais como a puberdade, fase pré-menstrual, gestação, puerpério, amamentação, período após abortos ou tratamentos para fertilidade e perimenopausa (fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher)”, explica.

Messias Cardoso salienta que a gravidez não protege a mulher contra transtornos mentais. Por isso, os sintomas emocionais que surgem na gravidez, considerados normais por conta da oscilação hormonal, podem acabar sendo prejudiciais. “Em alguns casos, essas atitudes depressivas evoluem para pensamentos de morte. As causas estão associadas desde alterações de neurotransmissores cerebrais até causas sociais, profissionais e familiares”, indica. Neste sentido, Messias ressalta a necessidade de manter acompanhamento médico.

Por fim, o especialista afirma que quando mulheres em tratamento psiquiátrico resolvem engravidar ou estão grávidas, é necessário considerar os riscos e os benefícios do tratamento medicamentoso para que a gestação siga da forma mais segura possível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por