POLÍTICA

Minas é o primeiro estado a oferecer o comprovante digital de vacinação

Gisele Barcelos
Publicado em 09/07/2021 às 21:18Atualizado em 19/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Minas Gerais é o primeiro estado do país a disponibilizar para a população comprovante digital de vacinação contra o coronavírus. O serviço foi incluído entre as funções do aplicativo Saúde Digital MG – Covid-19, que também oferece teleconsultas, monitoramento de contatos de casos suspeitos e ou confirmados da doença. 

O aplicativo é conectado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus) e o registro de vacinação é comunicado imediatamente ao SUS, certificando que o usuário recebeu o imunizante contra a Covid-19. “Com o celular em mãos, o cidadão pode comprovar que recebeu as duas doses, no caso das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen em qualquer lugar que ele vá. A ação dá credibilidade de informação a quem recebe a pessoa e, também, praticidade para o usuário, que facilmente prova que está vacinado contra a doença”, explica Gian Gabriel Guglielmelli, assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Segundo o presidente do grupo que trabalhou no desenvolvimento do aplicativo, Jeff Plentz, a nova funcionalidade do app vai ajudar na volta à rotina. “Será possível retomar com mais agilidade e segurança a atividade econômica nas cidades. Poderá ser utilizado, ainda, para que o indivíduo possa entrar em eventos e até mesmo ingressar em lojas e shopping centers. Em vez de medir a temperatura na entrada dos locais, por exemplo, o QR Code poderá atestar que a pessoa já foi imunizada”, reforça. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por