POLÍTICA

Celebrações da abolição da escravatura passarão a ser no 2º sábado de maio

Publicado em 09/07/2021 às 21:08Atualizado em 19/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Governo Municipal acerta mudança em data para celebrações do Treze de Maio em Uberaba. A proposta foi tratada em reunião esta semana entre a prefeita Elisa Araújo com representantes dos ternos de Congada e Moçambiques.

De acordo com o presidente da Associação de Congadas, Moçambiques, Afoxés e Vilões de Uberaba - Rei Ambrósio (Acomavu), Luís Marcelo Conceição, o intuito do encontro foi alinhar questões referentes à data das celebrações do Treze de Maio em Uberaba. “Até então, as comemorações eram realizadas exatamente na data, independentemente do dia da semana. Isso estava trazendo um imenso transtorno de logística, porque muitos deixavam de vir se a data não caísse no fim de semana”, explicou.

O dirigente da associação adianta que, a partir de 2022, a festa que marca a Abolição da Escravatura no Brasil será realizada no segundo sábado de maio, véspera do Dia das Mães. “A ideia é realizar um aquecimento para o comércio, além de melhorar a logística e o turismo da cidade, trazendo gente de fora. Também queremos homenagear as mães. Quanto mais pessoas vêm para Uberaba, mais se consome, mais se gasta. Se antes recebíamos mil pessoas para o Treze de Maio, agora esperamos receber seis mil no fim de semana”, disse.

A prefeita reforçou a importância das celebrações da data para Uberaba e está de acordo com a mudança. O vice-prefeito e o presidente da Fundação Cultural também se colocaram à disposição para apoiar os representantes da festa.

O grupo ainda alinhou sobre o mapeamento das casas de matrizes africanas da cidade e conversou sobre o trabalho de inclusão social realizado pela Associação de Ogãns de Uberaba. “É um instituto cultural, com o objetivo de ensinar novos ogãns e compartilhar com ogãns experientes conhecimentos e sabedoria da religião Umbanda. Essa é uma função que trabalha com o toque do instrumento, como o atabaque, e o canto”, pontuou o presidente da Associação de Ogãns de Uberaba, Ivan Jesus Urias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por