GERAL

Mortes por acidentes caem 11% em um ano, diz Ministério da Saúde

Mais de cinco mil mortes foram evitadas em 2015; a maior redução foi registra em acidentes com automóveis e atropelamentos

Publicado em 23/06/2017 às 16:07Atualizado em 16/12/2022 às 12:28
Compartilhar

 As mortes causadas por acidentes de trânsito caíram mais de 11%. O número faz parte dos Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que registram 38.651 óbitos em 2015, contra 43.780 no ano anterior. Em Minas Gerais, o número de óbitos também diminuiu de 2010 para 2015, de 4.176 para 3.816, respectivamente.

Entre as causas de morte que tiveram redução significativa, estão os acidentes com automóvel e os atropelamentos. Pelos números, mais de cinco mil vidas foram poupadas em todo o país.

A consultora de Vigilância de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Sheila Marina de Lima, destaca a importância destes dados para o planejamento de políticas de saúde pública. “Com isso, o serviço de saúde consegue reorganizar os seus processos de trabalho para atender essas pessoas, consegue ofertar para outros setores, como o trânsito, transporte, a segurança, ou seja, a ação baseada na evidência”, afirma.

No mesmo período, as internações decorrentes de acidentes de trânsito também apresentaram queda, segundo os índices levantados. Foram 1.018 internações a menos em comparação com o ano de 2014. Apesar disso, os dados indicam a necessidade de se ter atenção aos motociclistas e ciclistas, que registrou aumento no número de vítimas.

Esses acidentes respondem por boa parte das internações hospitalares e pela maioria dos atendimentos de urgência e emergência, que geram altos custos sociais, como cuidados em saúde, perdas materiais e despesas previdenciárias, além de grande sofrimento para as vítimas e seus familiares. Em 2015, ocorreram 158.728 internações por ATT com custo de R$ 242 milhões para o SUS, sendo que mais de 50% das internações e seus cursos envolveram motociclistas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por