GERAL

Sistema de Execução Unificado pode ser implantado em Uberaba

TJMG trabalha com a previsão de implantar oficialmente o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) em Uberaba no dia 29 de junho

Thassiana Macedo
Publicado em 30/05/2017 às 23:12Atualizado em 16/12/2022 às 13:00
Compartilhar

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trabalha com a previsão de implantar oficialmente o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) em Uberaba no dia 29 de junho. A expectativa é que, se tudo correr como esperado, o Fórum Melo Viana sedie evento de lançamento com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro. Na quinta-feira (1º) é a vez de o Fórum de Uberlândia iniciar a operação do Seeu junto aos processos daquela comarca.

Em Uberaba, o responsável pelo andamento do processo de implantação do sistema é o juiz da Vara de Execuções Criminais, Stefano Renato Raymundo. O início das atividades de preparação para a implantação começou em dezembro de 2016, com a digitalização dos processos. Em fevereiro deste ano houve uma capacitação dos servidores que atuarão no sistema, para o cadastramento dos processos e lançamento eletrônico de todos os atos processuais no novo sistema a ser implantado.

Sistema que informatiza os processos de execução penal, o Seeu elimina os autos físicos e automatiza tarefas como o cálculo da pena e a emissão de alertas para notificar que o sentenciado já tem direito a benefícios como comutação de pena, livramento condicional, indulto e progressão de regime. O controle do abatimento de dias da pena por meio de trabalho e estudo, por exemplo, fica mais preciso e ágil. É possível, além disso, gerar relatórios e analisar o acervo processual.

O Seeu já foi implantado em caráter permanente em seis comarcas: Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patrocínio e Unaí. Porém, o sistema está se expandindo rapidamente e a expectativa é de que até o fim do ano ele esteja presente em 34 comarcas, atingindo mais de 40 mil sentenciados, que terão suas penas tramitando exclusivamente na plataforma eletrônica. A meta para 2018 é que a ferramenta esteja implantada para 93% das execuções penais dos presos das comarcas mineiras. No momento, cerca de 25 mil pessoas que cumprem pena no Estado já estão tendo sua situação acompanhada por meio do Seeu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por