GERAL

Minas Gerais registra aumento de 200% no número de incêndios em lotes vagos

Além de ser crime, o incêndio causa prejuízos ambientais, materiais e sobrecarrega o serviço de urgência e emergência

Publicado em 21/05/2017 às 17:28Atualizado em 16/12/2022 às 13:12
Compartilhar

Foto/Divulgação/Zênio Souza

Incêndio em lote vago atinge rede elétrica. Incêndio em lote vago atinge seis carros. Incêndio em lote vago assusta moradores e coloca e atinge residências. Essas foram algumas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, consequência dos incêndios em lotes e áreas verdes urbanas, que aumentaram 200% nos últimos dois meses em todo o Estado. Além de crime, causam prejuízos ambientais, materiais e sobrecarregam o serviço de urgência e emergência.

Somente no primeiro quadrimestre de 2017, foram atendidas mais de 1,7 mil ocorrências de incêndio em lote vago, em Minas Gerais, uma média de 14 incêndios por dia, que são, em sua maioria, provocados pelo homem. Conforme a corporação, a prática de incêndio é crime de acordo com o artigo 250 do Código Penal, pena de reclusão, de três a seis anos, e multa. Ainda, se o incêndio for praticado em lavoura, pastagem, mata ou floresta há o aumento de um terço na pena. Se o incêndio for criminoso, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos.

Cuidados. Os cuidados para a diminuição desses incêndios passam pela conscientização da importância de manter os lotes limpos. A grande maioria dos incêndios em vegetação é causada pela ação humana, pela falta de conhecimento e pela prática de hábitos desnecessários como a queima do lixo para limpar a propriedade. Nas épocas do ano com tempo seco, qualquer fagulha, levada pelo vento, pode provocar um grande incêndio. A orientação do Corpo de Bombeiros é que a  limpeza dos lotes deve ser feita durante todo o ano e uma queima não pode substituir as capinas periódicas para retirada da vegetação. Evite jogar “bituca” de cigarros, garrafas de vidros e lixo químico nos terrenos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por