GERAL

Vacinação contra pneumonia para idoso ocorre só com prescrição

Secretaria Municipal de Saúde orienta população quanto à vacina Pneumo 23v.,aplicada contra a pneumonia, cuja dose está disponível nas unidades de saúde

Geórgia Santos
Publicado em 27/04/2017 às 10:54Atualizado em 16/12/2022 às 13:45
Compartilhar

Secretaria Municipal de Saúde orienta população quanto à vacina "Pneumo 23v.",aplicada contra a pneumonia, cuja dose está disponível nas unidades de saúde para pessoas acima de 60 anos acamadas e institucionalizadas e para a população indígena, apenas com prescrição médica, isto é, mesmo estando dentro do público alvo, somente pode ser aplicada com recomendações.

De acordo com a Referência Técnica em Imunização da SMS, Valéria Ferreira de Oliveira, recentemente houve divulgação na mídia quanto à vacina, o que fez com que várias pessoas procurassem as unidades de saúde para imunização, porém, não são todos os idosos que têm direito à aplicação. “Somente podemos aplicar a dose naqueles que estão em asilos ou acamados. É preciso ter recomendação médica, seguimos um manual específico com uma série de indicações e é de acordo com elas que será liberada ou não a vacina para o paciente”, explica a referência técnica.

A vacina é aplicada em duas doses, uma inicial e, depois de cinco anos, é preciso confirmar no cartão de vacina do idoso. Ela é aplicada conforme o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais e em alguns casos, a vacina já vem de Belo Horizonte com o nome do paciente na dose. É preciso que a pessoa procure a Central de Vacinas com a documentação necessária para receber a imunização da Pneumo 23v. .

“No período em que está acontecendo a vacinação contra a gripe, normalmente também recebemos algumas doses da Pneumo 23v., e aqueles que já estão com o processo montado e devem ser vacinados, chamamos para aplicação, assim como as pessoas que buscam a central de vacinas, com a indicação de acordo com os critérios preenchidos, também já vacinamos. Quando não temos a vacina disponível montamos o processo, que em média leva de dois a três meses a dose chegar”, explica Valéria.

Em caso de dúvidas sobre as vacinas, a população pode ligar na Central de Vacinas, no telefone 3322-7822, ou tirar suas dúvidas na própria Unidade de Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por