GERAL

Miopia, astigmatismo e hipermetropia causam 43% dos casos de baixa visão na infância

Teste do olhinho detecta de forma precoce doenças oculares

David Tschaikowsky
Publicado em 23/04/2017 às 21:14Atualizado em 16/12/2022 às 13:49
Compartilhar

Foto Divulgação

 

Marcela Barreira afirma que o teste do olhinho, feito logo após o nascimento do bebê, detecta de forma precoce as doenças oculares

Abril foi o mês escolhido para conscientizar a população sobre a cegueira, por meio do movimento “Abril Marrom”. De acordo com relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que no Brasil haja cerca de 1,2 milhão de casos de cegueira e mais de 5 milhões de pessoas com perda visual grave. Ainda segundo o levantamento, no país, mais de 333 mil crianças são cegas devido a doenças oculares tratáveis ou evitáveis.

De acordo com a oftalmologista pediátrica e neuroftalmologista, Marcela Barreira, tem aumentado muito o número de casos de miopia na infância. “Além do fator genético, de história familiar de miopia, também se deve ao uso excessivo da visão para perto - um indutor de miopia - em razão da utilização de tabletes e celulares cada vez mais cedo. Isso tem virado algo corriqueiro no consultório, o que serve de alerta para os pais”, frisa a especialista.

Ainda segundo a profissional, há muitos mitos em torno da cegueira na infância, sobretudo a respeito da perda visual causada pelos erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, não corrigidos. “O teste do olhinho é feito logo após o nascimento do bebê, pelo pediatra que recebe treinamento específico. O exame consegue detectar de forma precoce as doenças oculares. Este teste é muito importante em função da necessidade do diagnóstico precoce dessas doenças graves, que precisam ser analisadas e receber tratamento de forma rápida”, esclarece.

A oftalmologista Marcela Barreira ressalta ainda que, durante a gestação, se a mãe desenvolver determinados tipos de infecções, pode refletir negativamente na saúde ocular da criança. A toxoplasmose, por exemplo, com alta prevalência no Brasil, quando adquirida durante a gravidez, pode ocasionar uma cicatriz na retina do bebê, que é irreversível e pode levar à cegueira ou à baixa visão grave.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por