GERAL

Mais um macaco morto é encontrado em Uberaba

Com este, são cinco primatas sob suspeita de febre amarela na cidade, mas somente há a confirmação de um

Publicado em 24/02/2017 às 15:04Atualizado em 16/12/2022 às 14:58
Compartilhar

 Mais um macaco morto foi encontrado em Uberaba. Desta vez, o primata foi achado por um motociclista que seguia pela BR-262, próximo ao Jockey Park. A concessionária Triunfo Concebra, responsável pela rodovia, uma equipe técnica do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias e um médico veterinário compareceram ao local para o recolhimento do animal. Material genético do macaco foi enviado para análise sobre a febre amarela.

Diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, informou que as amostras recolhidas foram encaminhadas para análise laboratorial e o macaco passa a ser investigado sob suspeita de febre amarela. Segundo Rannieri, com este, são cinco macacos mortos analisados na cidade. O boletim epidemiológico tem prazo de 30 dias para ficar pronto.

A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, reforça que as ações de bloqueio contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela, zika, dengue e chikungunya, serão intensificadas no entorno de onde o macaco foi encontrado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também irá intensificar a imunização contra a febre amarela neste sábado (25). A vacinação ocorrerá em unidades próximas onde um dos animas teve a morte confirmada pela doença.

Vacinação contra a febre amarela será intensificada neste sábado

Neste sábado, a vacinação contra a febre amarela será intensificada. Ela acontecerá das 8h às 16h, nas Unidades Matriciais de Saúde (UMS) Maria Teresa, no bairro de Lourdes, Álvaro Guaritá, no Valim de Melo, Abadia, Luiz Meneghello, no Volta Grande, Roberto Árabe Abdanur, bairro Mercês, Ézio de Martino, no Boa vista, e também nas Unidades de Saúde da Família (USF), Dr. Romes Cecílio, no Morumbi e Jacob José Pinto, no bairro Cássio Rezende. Duas outras unidades móveis estarão atuando de maneira itinerante, uma no CRAS 2 - Luci Caxeta da Silva, que fica na Av. José Valim de Melo e a outra em frente à escola em construção do Jardim Itália, na Rua Leda Cartafina.

Nelson Rannieri reforça que os idosos acima de 60 anos precisam apresentar uma prescrição médica, já que existem casos de baixa imunidade ou doença crônica em que a vacina pode apresentar reações adversas. Além disso, as crianças a partir dos seis meses de idade já podem se vacinar, devendo, posteriormente, atualizar o cartão de vacina com as doses no prazo correto. As mães que ainda estão amamentando também podem ser imunizadas.

Vale reforçar que o município registrou somente um caso silvestre da doença, não sendo ainda identificado nenhum caso de humano contaminado por febre amarela em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por