GERAL

15% das crianças em idade escolar apresentam alterações oculares

Publicado em 19/02/2017 às 10:14Atualizado em 16/12/2022 às 15:03
Compartilhar

Um novo ano letivo começou e, com ele, vêm às preocupações típicas de início de an matrícula, material escolar, uniforme. No entanto, médicos oftalmologistas alertam: os cuidados com a saúde ocular das crianças também devem fazer parte dessa lista.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em torno de 15% das crianças no início da idade escolar apresentam algum tipo de problema ocular. Para a médica oftalmologista Raquel Paiva, de Uberlândia, a criança em idade escolar está sujeita a distúrbios visuais que interferem no seu rendimento e que futuramente podem trazer limitações na sua vida profissional e social. “As crianças podem apresentar dispersão, dificuldade para enxergar o conteúdo do quadro, lentidão ao copiar as informações e, em alguns casos, chegam a aproximar livros e cadernos para conseguir ler e escrever. Além dos pais, os professores devem estar atentos para identificar esses tipos de comportamento”, explica.

A médica Raquel esclarece que, em casa, os pais podem observar outros sinais. “Além da queda no rendimento ou desinteresse pela escola, os pais devem prestar atenção se a criança tem olhar vago (sem se fixar), tremor nos olhos, sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, olhos mantidos fechados por muito tempo, olhos vermelhos e com secreção, dor ou coceira”, informa. Ela afirma que, diante de qualquer alteração, a recomendação é de que um especialista seja procurado o quanto antes.

A oftalmologista ressalta que esperar a manifestação dos sintomas não é o caminho ideal. “Todas as crianças devem ser examinadas no berçário, antes da alta hospitalar e aquelas que apresentarem problemas nesse momento devem ser encaminhadas a um especialista. Caso esse exame seja normal, a recomendação é de que o próximo seja feito aos dois anos, a menos que os pais detectem algum problema antes disso. E, se houver histórico de doença oftalmológica na família ou algum problema for diagnosticado na consulta, aos dois anos, a indicação é de que os exames sejam feitos anualmente”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por