GERAL

TJMG reúne coordenadores de centro de solução de conflitos em encontro estadual

Juiz Fausto Bawden de Castro Silva, coordenador do Cejusc de Uberaba, participou do 1º Encontro Nacional do setor

Thassiana Macedo
Publicado em 20/02/2017 às 10:01Atualizado em 16/12/2022 às 15:03
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Juiz Fausto Bawden de Castro Silva, coordenador do Cejusc de Uberaba, participou do 1º Encontro Nacional do setor

Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Uberaba, o juiz Fausto Bawden de Castro Silva participou ontem do 1º Encontro Nacional de Juízes Coordenadores de Cejuscs do Estado, na capital mineira. O encontro foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o objetivo de proporcionar um momento de troca de experiências entre os magistrados e promover uma reflexão para aperfeiçoamento do trabalho nos centros de conciliação e mediação.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, “o tema da conciliação e da mediação é de fundamental importância. Esses métodos têm feito a diferença no complexo sistema de Justiça brasileiro, e os magistrados mineiros têm sido protagonistas na implementação da cultura da conciliação, mostrando-se comprometidos com o aprimoramento do Judiciário”.

Na abertura, o 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Wagner Wilson, afirmou que o incentivo aos métodos consensuais de solução de conflitos é uma das prioridades do Tribunal mineiro, que vem adotando diversas ações nesse sentido.

Foram proferidas as palestras “A Conciliação à Luz do Princípio Constitucional da Fraternidade: Realidade e Desafios”, pelo ministro Reynaldo Soares Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça; “Tendências internacionais de métodos autocompositivos”, pela professora Fernanda Lima, coordenadora da Fundação Nacional de Mediação e Conciliação; e “Da importância da padronização do funcionamento e das rotinas dos Cejusc”, a ser proferida pelo juiz Renan Chaves Carreira Machado, coordenador do Cejusc-BH.

Em seguida, o juiz Fausto Bawden participou de uma roda de conversa com o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência Maurício Pinto Ferreira e dos juízes coordenadores de sete Cejuscs do Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por