GERAL

Hemocentro orienta doadores quanto ao surto de febre amarela no estado

Coordenador da Regional de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, convoca à comunidade para doar sangue antes de se imunizarem contra a febre amarela

David Tschaikowsky
Publicado em 18/01/2017 às 14:54Atualizado em 16/12/2022 às 15:38
Compartilhar

 Diante do surto da febre amarela envolvendo dez municípios mineiros, o Hemocentro Regional de Uberaba convoca doadores de sangue para realizarem a doação antes de se vacinarem contra a febre amarela.

Segundo o coordenador do Hemocentro em Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, a situação traz preocupação. “Nós estamos preocupados porque as pessoas estão correndo para tomar a vacina com medo da doença e, assim, ficam impedidas de doarem sangue por um período de 30 dias”, afirma.

Por isso, o coordenador pede a comunidade doadora da região do Triângulo Sul para que procure a unidade e faça a doação antes da vacinação. “Todos aqueles que são de nossa responsabilidade, estamos pedindo que nos procurem e doem antes de tomar a vacina. Aquele indivíduo que foi vacinado tem que ficar também quatro semanas sem doar. Já aquele que teve a febre amarela só poderá doar sangue após seis meses”, esclarece Paulo Roberto.

Na avaliação de Paulo, a situação é muito delicada, porque indiretamente afeta o estoque do Hemocentro Regional de Uberaba. “Principalmente neste período de férias de universitários que é uma grande população de doadores, que só voltam depois do carnaval. Então, isso fica difícil e limita a gente”, lamenta. Ele ressalta ainda que em Uberaba, até o momento, não foi notificado nenhum caso da doença, mas caso acontecer, o munícipio não poderá realizar a coleta de sangue. “É importante dizer também que, aqueles que estiveram nas regiões de risco, mesmo que não tenham contraído a doença, não podem doar”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por