GERAL

Especialista afirma que AVC é uma das principais causas da mortalidade

Entre as formas de prevenção estaria o controle da pressão alta, do diabetes, do colesterol alto e do peso, mas também é recomendável parar de fumar e evitar o sedentarismo

Publicado em 11/12/2016 às 18:17Atualizado em 16/12/2022 às 16:13
Compartilhar

 O neurologista Roberto Dezena destaca que o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) pode ser benéfico para a prevenção de isquemias cerebrais

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de mortalidade no mundo, atualmente. A afirmação é do neurocirurgião Roberto Alexandre Dezena. O especialista afirma que o AVC pode ser dividido em isquêmico e hemorrágico. “Ambos estão diretamente relacionados a fatores que também provocam doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagismo, dentre outros”, esclarece.

Segundo Dezena, os sintomas iniciais, geralmente, são a perda de força de um lado do corpo, dificuldade na fala e confusão mental. “Nos casos mais graves, pode ocorrer dor de cabeça e a pessoa ir para o coma. Os pacientes com suspeita de AVC devem procurar imediatamente o serviço de saúde”, reforça o especialista.

Roberto Alexandre Dezena afirma ainda que os casos de AVCs são muito mais comuns na fase adulta, por ser uma fase da vida em que os fatores já citados estão mais presentes. Segundo ele, em qualquer um dos tipos de Acidente Vascular Cerebral, o paciente pode ter sequelas. “Mas, em geral, as hemorragias cerebrais são mais graves”, destaca.

Conforme o neurologista, a alimentação desregrada pode predispor o organismo a um maior risco de AVC, porque contribui para o colesterol alto e a obesidade. Portanto, a forma de prevenção do problema seria, justamente, o controle da pressão alta, do diabetes, do colesterol alto e do peso. “Além disso, a pessoa deve parar de fumar e evitar o sedentarismo”, completa. Roberto Dezena destaca também que, para as isquemias cerebrais, a prevenção com o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) pode ser benéfica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por