GERAL

Ministério Público de Minas Gerais tem novo ouvidor

O procurador de Justiça Alceu José Torres Marques tomou posse no cargo de ouvidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Publicado em 02/12/2016 às 08:14Atualizado em 16/12/2022 às 02:40
Compartilhar

Foto/Reprodução

Alceu José Torres Marques discursa durante a solenidade de posse

O procurador de Justiça Alceu José Torres Marques tomou posse no cargo de ouvidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A assinatura do termo de posse ocorreu no gabinete do procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt.

Alceu sucede à procuradora de Justiça Ruth Lies Scholte Carvalho, à frente do órgão desde 2012. Em sua fala, Ruth destacou a importância da Ouvidoria, os avanços obtidos nos últimos anos e a responsabilidade inerente ao cargo de ouvidor, considerado por ela de extrema relevância para a instituição. “Nossa Ouvidoria é referência no país, pela sua eficiência, estrutura, conforto, acessibilidade, preparo dos servidores e terceirizados, entre outros aspectos. Quando começamos, recebíamos duas mil manifestações por ano. Hoje, recebemos esse total por mês”, revelou.

Para a procuradora de Justiça, a presença maciça de integrantes da instituição na posse de Alceu demonstra o prestígio do ex-procurador-geral de Justiça e também do órgão. O novo ouvidor, por sua vez, elogiou o trabalho da colega, sempre marcado, segundo ele, pela competência e pelo zelo. Ressaltou que trabalhará para que a Ouvidoria cumpra seu papel de orientar a instituição nos caminhos a serem traçados.

Recordando os resultados exitosos da Ouvidoria nos últimos anos, o procurador-geral de Justiça destacou o talento e o comprometimento de Ruth no desempenho de sua função e disse não ter dúvidas de que Alceu apresenta a experiência necessária para dar continuidade ao trabalho, tendo em vista os inúmeros desafios já enfrentados nos diversos cargos que ocupou no MPMG.

Criada pela Lei Complementar 94/2007, a Ouvidoria do MPMG é um canal permanente de comunicação do MPMG com os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos. Tem por objetivo contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos membros, órgãos e serviços auxiliares do Ministério Público. O ouvidor do Ministério Público é escolhido pelo procurador-geral de Justiça entre os procuradores ou promotores de Justiça em atividade, com mais de dez anos de carreira, e nomeado para mandato de dois anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por