GERAL

Acaba hoje o prazo para rematrícula na rede municipal de ensino

Já na rede estadual de ensino o período de matrícula e rematrícula é entre os dias 12 e 16 de dezembro

David Tschaikowsky
Publicado em 30/11/2016 às 11:10Atualizado em 16/12/2022 às 16:22
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 Secretaria Municipal de Educação alerta pais de alunos da rede municipal de ensino para último dia de renovação de matrícula em todas as unidades escolares.

De acordo com a chefe da Assessoria de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Mara Bóscolo, é preciso que os pais procurem a unidade escolar onde o filho estuda para manifestar interesse de o aluno continuar estudando naquela unidade. “A partir de 1 de dezembro todas a unidades farão um levantamento para ver quais são as vagas que ficarão disponibilizadas para a comunidade em geral. Então começaremos a cumprir o cronograma a partir do que foi publicado na portaria do dia 4 de novembro”, explica Mara.

Ainda segundo a chefe, após a realização do levantamento, o primeiro passo é a matrícula daquele aluno que tem irmão ou um funcionário que trabalhe na instituição de ensino. “Todo ano publicamos uma portaria onde estabelecemos um cronograma para realizar a matrícula para o ano seguinte. A rematrícula é importante para sabermos que o pai quer que o aluno continue estudando ali e também para atualizar algum dado na escola”, enfatiza.

Escolas estaduais. Na rede estadual de ensino o aluno deve fazer a rematrícula ou matrícula entre os dias 12 e 16 de dezembro de acordo com a superintendente regional de ensino, Marilda Ribeiro. “Os alunos que foram cadastrados e vão continuar os estudos em outra escola pública, por exemplo, os pais receberão um comunicado da superintendência regional e, de acordo com a escolha que foi feita ao fazer o cadastramento, os filhos serão encaminhados para as escolas pretendidas, desde que haja vaga suficiente”, esclarece Marilda.

O Cadastramento Escolar 2017 em Minas Gerais, realizado em junho deste ano, alcançou 169.603 inscritos, apontou o balanço final. Após a confirmação da matrícula, os estudantes garantem sua vaga em uma escola pública, próximo à sua casa, seja estadual ou municipal.

Para efetuar a matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues na secretaria escolar: cópia e apresentação do original da conta de luz da residência do candidato; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência ou retorno aos estudos.

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